Por Flávio Alves, professor do discipulado da Escola Bíblica Dominical
“O Senhor disse a Samuel: Até quando você irá se entristecer por Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel. Encha um chifre com óleo e vá à Belém; eu o enviarei a Jessé. Escolhi um de seus filhos para ser rei”. (I Samuel 16:1)
Gostaria de poder dizer que ao longo da minha vida sempre tive um plano detalhado de tudo o que deveria fazer. Mas não é nada disso. Nunca comecei o dia com o tema de Missão Impossível tocando ao fundo e uma voz dizendo: “Bom dia! Aqui é Deus falando e esta é sua missão para hoje”. Porém, a maioria do tempo tem sido uma questão de tomar decisões por fé com base nas Escrituras. Deus tem me guiado um passo de cada vez.
Curiosamente, quando Deus disse a Samuel que Ele havia escolhido um novo rei para Israel, o Senhor não revelou a Samuel exatamente quem era. Deus basicamente disse a ele: “Vá para Belém. Eu vou te dizer o que fazer depois disso”. E foi o que Samuel fez.
Filipe estava pregando o evangelho em Samaria. Muitas pessoas estavam se convertendo num grande avivamento. No entanto, Deus falou para Filipe ir para o deserto sem dar mais detalhes. Filipe poderia ter questionado a Deus: “Por quê? Para pregar para quem: camelos, lagartos?”. Mas não, ele fez exatamente o que o Senhor lhe ordenou. Filipe compartilhou o evangelho com um homem que encontrou por lá, e este se converteu.
Deus conduziu Samuel e Filipe em um passo de cada vez, e isso é típico de como Deus nos conduz. O caminho de Deus torna-se claro quando começamos a andar nele. Se Deus mostrou algo a você e você ainda não o fez, não peça a Ele para mostrar algo novo. Volte e faça o que já deveria ter feito. A obediência à verdade revelada garante orientação em assuntos não revelados. A oração transforma nosso coração em um coração obediente.
Senhor, por favor transforma nossos corações de forma que possamos obedecer aos teus mandamentos e possamos preferir a tua vontade ao invés da nossa, nos livra de persistir no erro da rebeldia, para não sermos rejeitados por ti. Amém!
