Por Regina Paixão, professora da sala de Juniores da Escola Bíblica Dominical
Perdão é uma atitude que nos liberta da mágoa, do ressentimento, do sentimento de vingança de uma atitude ou erro gerada por outra pessoa e até por nós mesmos. Quando perdoamos alguém nos livramos da dor emocional do fardo pesado e conseguimos seguir em frente com mais leveza. Pois quando não perdoamos alguém é como se essa pessoa estivesse em nossos lombos 24 horas por dia.
Perdoar não significa esquecer o que aconteceu, mas sim mudar a forma com que vemos a situação, limpando assim nossos pensamentos e emoções. A palavra perdão tem origem no latim “perdonare” que significa perdoar. “Perdonare” per (que significa através de) e donare (que significa doar ou dar ). Assim perdão pode ser entendido como a remissão de uma culpa ou dívida.
O perdão é um dos pilares da fé. Jesus nos ensinou a importância de se perdoar sempre: Não te digo que perdoe sete vezes, mas até setenta vezes sete (Mateus 18:22). O perdão é essencial para nossa vida espiritual, para nosso relacionamento com Deus e com os outros. O perdão é o valor central da Bíblia que nos incentiva a seguir o exemplo de Jesus e perdoar nossos irmãos assim como Deus nos perdoa (Colossenses 3:13).O maior exemplo de perdão na Bíblia é o de Jesus Cristo, que clamou a Deus: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lucas 23:34). Temos vários exemplos na Bíblia sobre o perdão: Marcos 18: 21, 1 João 1:9, Salmos 86:5, entre outros.
Até quando vamos deixar mágoas e rancores impedirem nosso crescimento espiritual e comunhão com Deus? Que possamos ter a maturidade de perdoamos verdadeiramente nossos irmãos, para que nosso Pai que está no céu também venha a nos perdoar. O Perdão é necessário para quem quer viver a plenitude da vida. Perdoar nos faz crescer, é como arrancar todo o peso da alma, é jogar fora para nunca mais avistar. O perdão tem o poder de sarar as feridas do coração e os traumas antigos cicatrizarem. O perdão nos liberta da escravidão. Não perca mais tempo com mágoa, irmão. Liberte sua alma da escravidão e só então verás como é precioso viver sem o fardo que tanto te fez chorar. Para viver em paz é preciso perdoar.
Efésios 4.32: Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Deus abençoe a todos!
